Este blogue é dedicado ao povo português ao MFA e muito especialmente ao único primeiro ministro de Portugal que foi verdadeiramente amigo do povo:

- O GENERAL VASCO GONÇALVES.

Domingo, 27 de Maio de 2007

21 de Julho de 2003

General Vasco Gonçalves condecorado
 com a Ordem "Playa Girón"

O Embaixador de Cuba em Portugal, Reinaldo Calviac, condecorou ontem o General Vasco Gonçalves com a Ordem "Playa Girón", uma das mais altas distinções da República de Cuba. A cerimónia decorreu dia 9 de Julho, nas instalações da Embaixada, com a presença de numerosos amigos e admiradores do líder mais consequente da Revolução Portuguesa de Abril de 1974.
A decisão de agraciar o Gen. Vasco Gonçalves com a Ordem "Playa Girón" fora tomada pelo Conselho de Estado da República de Cuba.
Segue-se o texto do discurso pronunciado na ocasião pelo Gen. Vasco Gonçalves:


Senhor Embaixador da República de Cuba
Minhas senhoras e meus senhores
Meus amigos

Em Maio de 2001, estando presente nesta Embaixada o Presidente da República de Cuba Fidel Castro, senti-me sobremaneira honrado ao saber, pela leitura feita pelo Senhor Embaixador, de uma carta do Ministro das Forças Armadas Revolucionárias, General de Exército Raul Castro, que o “Conselho de Estado da República de Cuba, por proposta do seu Presidente decidira conceder-me em comemoração pelos meus 80 anos, uma das mais altas condecorações que outorga o Estado Cubano, a Ordem da Playa Girón, a qual se entrega (são os termos da comunicação) a cidadãos cubanos e estrangeiros, e a Chefes de Estado e de Governo, que se destaquem extraordinariamente na luta contra o imperialismo e as forças da reacção e por grandes actos a favor da paz e do progresso da humanidade.”

Cito estes termos e, do mesmo passo, desejo dizer-vos que esta condecoração sobreleva os méritos que, porventura, terei tido no decorrer do processo revolucionário que se desenvolveu, no nosso país, logo a partir do dia 25 de Abril de 1974, após o derrubamento do governo facista-colonialista, que oprimiu o povo português e os povos das colónias, ao longo de quase meio século.

É meu dever indeclinável associar, estreitamente, a esta elevada distinção a aliança Povo-MFA, que foi motor das conquistas de Abril.

Razões de ordem pessoal, nomeadamente, diversas situações do meu estado de saúde, hoje, felizmente, ultrapassadas, impediram, como era meu desejo, que me deslocasse a Havana, a fim de que a cerimónia de imposição fosse realizada em ocasião propícia.

Esta ocasião veio a ser hoje, em Lisboa, na presença do Embaixador Reynaldo Calviac, representando o Presidente da República de Cuba, e na vossa presença.

O significado da Playa Girón é grande. São palavras do próprio Chefe da Revolução Cubana: “... a partir daquela data o destino dos povos deste continente, na liberdade e na dignidade que conquistava um deles, frente à agressão do poderoso império que os avassalava a todos, seria diferente. Porque, diga-se o que se diga, a partir de Girón, todos os povos da América foram um pouco mais livres.”

Esta cerimónia realiza-se num momento em que a situação que vive Cuba é de tal modo grave que, Fidel Castro declarou no passado dia 1º de Maio, na Praça da Revolução:
“Em nome do milhão de pessoas aqui reunidas neste Primeiro de Maio desejo enviar uma mensagem ao mundo e ao povo norte-americano. Não desejamos que o sangue de cubanos e norte-americanos seja derramado numa guerra; não desejamos que um incalculável número de vidas de pessoas que podem ser amistosas se perca numa contenda. Mas nunca um povo teve coisas tão sagradas a defender, nem convicções tão profundas pelas quais lutar, a ponto de preferir desaparecer da face da terra, antes de renunciar à obra nobre e generosa pela qual muitas gerações de cubanos pagaram o elevado custo de muitas vidas dos seus melhores filhos. Acompanha-nos a convicção mais profunda de que as ideias podem mais que as armas, por sofisticadas e poderosas que estas sejam.
Digamos como o Che ao despedir-se de nós: ATÉ À VITÓRIA SEMPRE!

” Neste momento, de tão pesadas e concretas ameaças para a independência e a autodeterminação de Cuba desejo afirmar, a minha profunda e bem sentida solidariedade com a Revolução Cubana.

Cuba, bloqueada, demonstra, a todo o mundo, que é possível resistir ao imperialismo, ao império norte-americano.
Mas esta resistência não é um acaso da história.
Ela é fruto de 44 anos de luta heróica, pela independência nacional e pela autodeterminação, pela realização de objectivos patrióticos e libertadores, luta inspirada, dia a dia, pelos elevados exemplos de patriotas, como Céspedes, Maceo, Martí, o pai da Revolução.

Ela é fruto da determinação e do empenhamento exemplares do povo e da direcção política e ideológica da Revolução, na construção de uma sociedade de equidade e de justiça social, tendo, como horizonte, o socialismo.

Ela é fruto da própria ética da Revolução desde o seu primeiro dia. Dirigindo-se aos amigos de Cuba, no passado dia 25 de Abril, o Presidente Fidel Castro afirmou, com veemência:
“Continuaremos a ser íntegros e consequentes, como temos sido desde 1959 até hoje. Jamais terão motivos para envergonhar-se do seu nobre apoio.”

Cuba, sofrendo um criminoso e cruel bloqueio, que prentendia reduzí-la à rendição, pela fome, pela miséria, pela falta de medicamentos, viu-se forçada, para, defender a Revolução e o futuro, a adoptar medidas que não estavam no seu horizonte revolucionário e que o contrariam.

Mas, Cuba, fiel aos princípios fundadores da Revolução resiste. E pelo seu extraordinário exemplo de resistência, temos o dever de afirmar a nossa gratidão. Cuba é credora da gratidão e da solidariedade de todas as forças progressistas do mundo.

Senhor Embaixador:
Solicito-lhe que transmita ao Presidente da República de Cuba, Fidel Castro, ao Ministro das FAR, Raul Castro, aos membros do Conselho de Estado e ao Povo Cubano a expressão da grande honra que sinto do mais fundo do meu coração, e a minha gratidão por tão elevada distinção.

Vasco Gonçalves

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

21/Jul/03

Unidade POVO/MFA editou às 18:35
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De blogstars.com.br a 27 de Maio de 2007 às 23:38
Parabens pelo selo dourado BlogStars !!!


Comentar post

Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

28
29
30
31


pesquisar

 

mais sobre mim

Pesquisa Recente

LEMBRAR: Vasco Gonçalves

2011 - 36 anos da criação...

Lembrando tempos de Pode...

E Abril se foi...

O valor da verdade

Lembrando "Abril e Zeca A...

Hoje estamos em greve

21 de Julho de 2003

Grândola Vila Morena

Relembrando...

Historial

Maio 2012

Março 2011

Dezembro 2009

Abril 2008

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Campo de batalha


Poder Popular

A Voz do Proletário

Explorados e Oprimidos

Vítimas do terrorismo

O Revolucionário

Unidade POVO/MFA

Reforma Agrária

Bandiera Rossa

A Bandeira Vermelha

O Verdadeiro Socialismo

O anti-capitalista


blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags